Presentes com o Sofrimento: Ferramentas para a Prática Clínica em meio à Crise
Neste programa on-line especial de 1 dia, que aconteceu no domingo, 2 de agosto, das 12:00 às 17:45, Roshi Joan Halifax, PhD; Cynda Rushton, PhD, RN, FAAN; e Anthony Back, MD, compartilharam práticas e abordagens especiais para clínicos e outros profissionais de saúde que trabalham em meio à pandemia da COVID.
Esse encontro enfocou as qualidades que consideramos essenciais para apoiar os clínicos no cuidado dos outros e de si mesmos, incluindo empatia e compaixão; humildade clínica e cultural; integridade e respeito; honestidade e curiosidade; a coragem de refletir; e uma ênfase igual na cura e nos cuidados. Também abordou o valor da vulnerabilidade e como lidar com as falhas e o luto. Explorou como os clínicos e profissionais da saúde podem sustentar o trabalho, o coração e a presença em meio aos desafios sem precedentes associados à pandemia. Discutimos juntos como os profissionais da saúde podem se livrar do burnout, do sofrimento moral e da falta de sentido, mesmo imaginando que a pandemia persistirá no futuro. Identificamos capacidades e ferramentas essenciais que podem servir de apoio em meio aos extremos que os profissionais de saúde enfrentam diariamente, atendendo todos os que sofrem – pacientes, membros da família e colegas. Também sabemos que não há respostas simples, mas sabemos que existem abordagens e práticas eficazes que podem aprimorar a capacidade de sustentar a presença e lidar com as grandes complexidades no cuidado com aqueles que estão em meio a um sofrimento extremo.
Programação Preliminar:
12:00 – 15:30 – Sessões
15:30 – 16:30 – Intervalo
16:30 – 17:45 – Sessões
Para participar desse mailing e receber o link dos vídeos, faça sua inscrição aqui neste link ⇒
No dia 7/agosto faremos um encontro virtual com todos os participantes brasileiros. Quando você se inscrever, receberá automaticamente este link também!
O Upaya Zen Center foi seriamente atingido pela pandemia. Para que possam seguir oferecendo estes programas incríveis, eles precisam da nossa ajuda,
Faça sua doação aqui neste link ⇒
Material de estudo sugerido:
Standing at the Edge: Finding Freedom where Fear and Courage Meet – Roshi Joan Halifax
Being with Dying: Cultivating Compassion and Fearlessness in the Presence of Death – Roshi Joan Halifax
ou
Presente no morrer: Cultivando compaixão e destemor na presença da morte – Roshi Joan Halifax
Moral Resilience: Transforming Moral Suffering in Healthcare – Cynda Hylton Rushton
G.R.A.C.E. teachable course: https://upaya.teachable.com/
Saiba mais sobre os palestrantes
ROSHI JOAN HALIFAX
Roshi Joan Halifax, PhD, é professora budista, sacerdotiza zen, antropóloga e escritora. Ela é Fundadora, Abadessa e Professora Diretora do Upaya Zen Center, um monastério budista em Santa Fe, Novo México. Ela obteve seu doutorado em antropologia médica em 1973. Lecionou sobre o tema da morte e do morrer em muitas instituições acadêmicas, incluindo a Harvard Divinity School e a Harvard Medical School, a Georgetown Medical School, a University of Virginia Medical School, a Duke University Medical School University of Connecticut Medical School, entre muitas outras. Recebeu uma bolsa da National Science Foundation em Antropologia Visual e foi pesquisadora honorária em Etnobotânica Médica na Universidade de Harvard. De 1972 a 1975, ela trabalhou com o psiquiatra Stanislav Grof, no Centro de Pesquisa Psiquiátrica de Maryland, em um trabalho pioneiro com pacientes terminais com câncer, utilizando o LSD como um complemento à psicoterapia. Depois do projeto LSD, ela continuou a trabalhar com pessoas em fase terminal e suas famílias e a ensinar profissionais de saúde, bem como leigos a cuidarem compassivamente das pessoas á beira da morte. É diretora do projeto Being with Dying (Presente no Morrer) e fundadora do projeto Upaya Prision, que desenvolve programas de meditação para prisioneiros. Nos últimos quarenta anos, ela tem atuado ativamente na questão ambiental. Estudou por uma década com o professor Zen Seung Sahn na Escola Zen Kwan Um. Ela recebeu a Transmissão da Lâmpada de Thich Nhat Hanh e recebeu o Inka de Roshi Bernie Glassman.
Professora Fundadora da Ordem Zen Peacemaker e fundadora da Ordem Budista da Montanha Prajna, seu trabalho e prática por mais de quatro décadas têm focado no budismo engajado. Seus livros incluem: The Human Encounter with Death (com Stanislav Grof); The Fruitful Darkness, A Journey Through Buddhist Practice; Simplicity in the Complex: A Buddhist Life in America; Being with Dying: Cultivating Compassion and Wisdom in the Presence of Death (Presente no Morrer: cultivando compaixão e destemor na presença da morte); e, Standing at the Edge: Finding Freedom Where Fear and Courage Meet.
Para ouvir ensinamentos da Roshi Joan, clique aqui.
CYNDA HYLTON RUSHTON
A Dra. Cynda Hylton Rushton é Professora Anne e George L. Bunting de Ética Clínica e Professora de Enfermagem e Pediatria no Instituto Berman de Bioética e Escolas de Enfermagem e Medicina da Universidade Johns Hopkins. É co-presidente do Comitê de Ética e Consultas do Hospital Johns Hopkins.
Clínica, educadora, pesquisadora e defensora de cuidados de saúde compassivos, com mais de 35 anos de experiência em enfermagem, o trabalho da Dra. Rushton concentra-se em ética clínica, cuidados paliativos e no final da vida, principalmente para crianças, bem como liderança em mudanças organizacionais. Ela liderou inúmeras iniciativas para cultivar práticas contemplativas que promovam a presença mental, a investigação e a resiliência em contextos complexos de assistência à saúde e que abordam os efeitos prejudiciais do sofrimento moral de clínicos, pacientes e famílias. Ela projetou, implementou e avaliou a Academia de Prática Ética Atenta e Resiliência para enfermeiros. Ela publicou mais de 160 artigos e capítulos de livros sobre temas relacionados.
Desde 2001, ela atua como professora e colaboradora no programa de treinamento profissional Being With Dying do Upaya e faz parte do professora do programa G.R.A.C.E. Juntamente com Roshi Joan Halifax e Al Kaszniak, ela colaborou no desenvolvimento de uma estrutura e estratégias para lidar com o sofrimento moral e entender o processo de discernimento moral.
Ela graduou em enfermagem na Universidade de Kentucky e na Universidade de Medicina da Carolina do Sul, e recebeu seu doutorado em enfermagem da Universidade Católica da América, com foco em bioética. Ela recebeu bolsas da Fundação Robert Wood Johnson (Enfermeira Executiva), Mind and Life Institute e Kornfeld Foundation. Atualmente, sua pesquisa se concentra no cultivo da resiliência moral em resposta às adversidades criadas por conflitos éticos e na concepção de uma cultura que promova a prática ética. Seu próximo livro editado, “Moral Resilience: Transforming Moral Suffering in Healthcare“, será publicado pela Oxford University Press.
Para palestras de Cynda Rushton, clique aqui.
ANTHONY BACK
O Dr. Back é Diretor de Cuidados Paliativos da Seattle Cancer Care Alliance, um serviço de consulta ambulatorial e Professor de Medicina / Oncologia da Universidade de Washington. Sua pesquisa acadêmica se concentra na melhoria da comunicação paciente-clínico. Ele também é chefe de uma clínica oncológica gastrointestinal na área de Seattle e membro afiliado do Fred Hutchinson Cancer Research Center. O Dr. Back recebeu seu bacharelado no Programa de Honras em Humanidades da Universidade de Stanford e graduação em medicina na Harvard Medical School.
Para ouvir palestras de Anthony Back, clique aqui.
