Meditação da Bondade Amorosa – Prática Conduzida
A busca pela felicidade genuína contrasta fortemente com nossa atração por prazeres fugazes. Não há nada de errado em saborear os prazeres da vida: os prazeres que experimentamos por estarmos com amigos queridos e com quem amaram, por desfrutarmos de uma refeição deliciosa ou de um clima maravilhoso são despertados por estímulos provenientes dos cinco sentidos físicos. Podemos também experimentar prazeres que não requerem estímulos sensoriais, como por exemplo, quando temos uma lembrança agradável. Mas quando o estímulo é retirado, o prazer desaparece. A felicidade genuína, por outro lado, não é acionada por estímulos. Aristóteles chamou essa felicidade eudaimonia, e comparou com a bondade humana, com a mente trabalhando de acordo com a virtude, especialmente a melhor e mais completa virtude. Agostinho, o grande filósofo e teólogo cristão do século V, chamou a felicidade genuína de uma alegria oferecida pela verdade, uma sensação de bem-estar que resulta da natureza da própria verdade.
Bondade Amorosa, ou maitri em sânscrito, significa uma aspiração sincera de que o outro (e você mesmo) possa experimentar a felicidade e as causas que levam à felicidade. A busca da felicidade genuína e do equilíbrio mental estão ganhando cada vez mais atenção dos cientistas cognitivos, que se perguntam: o quê leva realmente à felicidade?
Existem muitas premissas que assumimos como verdadeiras e que raramente desafiamos.
Nossa cultura é bastante orientada à ação: “vá lá e faça alguma coisa!” Esta é uma sociedade que valoriza a eficiência, a velocidade e a produtividade. Embora haja muito a ser dito sobre pragmatismo e eficiência, podemos também pensar que o melhor que você pode oferecer ao mundo é você mesmo, como alguém que corporifica a bondade amorosa e a expressa de coração aberto no dia-a-dia.
Agora, encontre uma posição confortável e boa prática!
https://soundcloud.com/jeanne-pilli/bondade-amorosa
Esta é a tradução de uma meditação originalmente conduzida pelo Professor Alan Wallace. Se para você for fácil compreender uma condução em inglês, aqui está um link onde há muitas e muitas práticas disponíveis.
http://sbinstitute.com/phuketpodcasts
Trechos do livro “Genuine Happiness” de Alan Wallace, livremente traduzido por Jeanne Pilli