As Práticas de Atenção Plena podem reduzir sintomas de depressão em adolescentes

Morning meditation in a class at school, Breisach am Rhein, Germany
Alunos do ensino secundário que seguiram um programa de treinamento em atenção plena em sala de aula reportaram menos sintomas de depressão, ansiedade e estresse até seis meses após as práticas. Além disso, esses estudantes mostraram-se menos propensos a desenvolver depressão e ansiedade graves. O estudo, conduzido pelo professor Filip Raes (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, KU Leuven), é o primeiro a examinar a atenção plena em uma grande amostra de adolescentes em um ambiente escolar.

A Atenção Plena (Mindfulness) é uma forma de meditação focada em exercícios de ‘atenção’. A depressão é muitas vezes enraizada em uma espiral de sentimentos negativos e preocupações. Uma vez que a pessoa aprende a reconhecer mais rapidamente estes sentimentos e pensamentos, ele ou ela podem intervir antes de mergulhar em estados depressivos.

Embora as práticas de atenção plena já tenham amplamente testadas e aplicadas em pacientes com depressão, esta é a primeira vez que o método foi estudado em um grande grupo de adolescentes em um ambiente escolar, de forma randomizada e controlada. O estudo foi realizado em cinco escolas de ensino médio em Flandres, na Bélgica. Cerca de 400 estudantes com idades entre 13 e 20 participaram. Os alunos foram divididos em um grupo teste e um grupo controle. O grupo teste recebeu treinamento em atenção plena e o grupo de controle não recebeu nenhum treinamento. Antes do estudo, os dois grupos responderam a um questionário com perguntas sobre sintomas de estresse, depressão e ansiedade. Ambos os grupos responderam o questionário novamente logo após o treino, e depois uma terceira vez seis meses depois.

Antes do início da formação, tanto o grupo de teste (21%) quanto o grupo controle (24%) apresentaram uma percentagem semelhante de relatos com evidências de depressão. Após o treinamento, o número foi significativamente menor no grupo de teste: 15% versus 27% no grupo controle. Esta diferença persistiu seis meses após a formação: 16% do grupo de teste versus 31% do grupo controle apresentaram evidências de depressão. Os resultados sugerem que as práticas de atenção plena podem levar a uma diminuição dos sintomas associados à depressão e, que também podem proteger contra o desenvolvimento posterior de depressão e ansiedade.

http://www.huffingtonpost.com/2013/03/15/mindfulness-in-schools-re_n_2884436.html