As Práticas de Atenção Plena podem reduzir sintomas de depressão em adolescentes
Alunos do ensino secundário que seguiram um programa de treinamento em atenção plena em sala de aula reportaram menos sintomas de depressão, ansiedade e estresse até seis meses após as práticas. Além disso, esses estudantes mostraram-se menos propensos a desenvolver depressão e ansiedade graves. O estudo, conduzido pelo professor Filip Raes (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, KU Leuven), é o primeiro a examinar a atenção plena em uma grande amostra de adolescentes em um ambiente escolar.
A Atenção Plena (Mindfulness) é uma forma de meditação focada em exercícios de ‘atenção’. A depressão é muitas vezes enraizada em uma espiral de sentimentos negativos e preocupações. Uma vez que a pessoa aprende a reconhecer mais rapidamente estes sentimentos e pensamentos, ele ou ela podem intervir antes de mergulhar em estados depressivos.
Embora as práticas de atenção plena já tenham amplamente testadas e aplicadas em pacientes com depressão, esta é a primeira vez que o método foi estudado em um grande grupo de adolescentes em um ambiente escolar, de forma randomizada e controlada. O estudo foi realizado em cinco escolas de ensino médio em Flandres, na Bélgica. Cerca de 400 estudantes com idades entre 13 e 20 participaram. Os alunos foram divididos em um grupo teste e um grupo controle. O grupo teste recebeu treinamento em atenção plena e o grupo de controle não recebeu nenhum treinamento. Antes do estudo, os dois grupos responderam a um questionário com perguntas sobre sintomas de estresse, depressão e ansiedade. Ambos os grupos responderam o questionário novamente logo após o treino, e depois uma terceira vez seis meses depois.
Antes do início da formação, tanto o grupo de teste (21%) quanto o grupo controle (24%) apresentaram uma percentagem semelhante de relatos com evidências de depressão. Após o treinamento, o número foi significativamente menor no grupo de teste: 15% versus 27% no grupo controle. Esta diferença persistiu seis meses após a formação: 16% do grupo de teste versus 31% do grupo controle apresentaram evidências de depressão. Os resultados sugerem que as práticas de atenção plena podem levar a uma diminuição dos sintomas associados à depressão e, que também podem proteger contra o desenvolvimento posterior de depressão e ansiedade.
http://www.huffingtonpost.com/2013/03/15/mindfulness-in-schools-re_n_2884436.html