Ação Lúcida – Racismo, Pobreza, Clima e Pandemia

Lideranças femininas exploram estratégias para um futuro compassivo, justo e saudável.

 

 

Instrutoras: Dekila Chungyalpa; Christiana Figueres; Jane Fonda; Roshi Joan Halifax, PhD; Sensei Wendy Johnson; Sensei Kritee Kanko, PhD; Stephanie Kaza, PhD; Diana Liverman, PhD; Joanna Macy, PhD; Rebecca Solnit; Heather McTeer Toney, JD

Este extraordinário encontro, que aconteceu no dia 21 de junho, foi um profundo mergulho nos fatos, na fé e na política em torno de nossa catástrofe climática e nos efeitos das mudanças climáticas e da pandemia em nosso futuro compartilhado. As apresentadoras são mulheres de ação, líderes renomadas em suas respectivas áreas, e todas têm um olhar profundo sobre o papel que a visão de mundo, os valores, a ciência e a prática contemplativa desempenham na forma como podemos moldar um futuro justo, saudável e compassivo. O programa incluiu apresentações, práticas e palestras de cientistas climáticos, contemplativos, ambientalistas e historiadores sociais.

Até o final de 2020, os participantes registrados terão acesso ao programa. Toda a programação foi traduzida simultaneamente para o português e para o espanhol.

Faça sua inscrição aqui →

O Upaya Zen Center se mantém graças à generosidade de pessoas como você.

Faça sua doação aqui →

Veja aqui a programação completa, no horário de Brasilia.

Horário

Sessão

Professora (s)

10h00 – 11h00 Meditação Upaya  Roshi Joan Halifax
12h00 – 13h00 As Perspectivas Contemplativas da Mudança Climática

 

Wendy Johnson, Stephanie Kaza
13h00 -13h30 Discussão  Mediada por Kritee Kanko & Diana Liverman
13h30 – 13h45 Intervalo  
13h45 -14h45 Fatos e Fé Juntos Diana Liverman, Dekila Chungyalpa
14h45 -15h15 Discussão  Mediada por Christiana Figueres
15h15 -16h45 Intervalo  
16h45 – 17h45 Transformando a Realidade Climática e Global Jane Fonda, Christiana Figueres
17h45 – 18h15 Discussão  Mediada por Heather Toney
18h15 – 18h30 Intervalo  
18h30 – 19h30 O Poder da Justiça Racial e Ambiental Kritee Kanko, Heather Toney
19h30 – 20h00 Discussão  Mediada por Dekila Chungyalpa
20h00 – 20h30 Intervalo  
20h30 – 21h30 Meditation  Stephanie Kaza
21h30 – 22h30 Intervalo  
22h30 – 23h30 Um Mundo com mais Sabedoria e mais Coragem Joanna Macy, Rebecca Solnit
23h30 – 0h00 Para que um Futuro Melhor seja Possível Mediada por Christiana Figueres e Roshi Joan Halifax

Upaya se alegra por receber os co-patrocinadores: A Loka Initiative, uma plataforma interdisciplinar da Universidade de Wisconsin-Madison que capacita líderes religiosos e mantenedores da cultura das tradições indígenas e os conecta com cientistas, acadêmicos e especialistas em questões ambientais e climáticas; Fire Drill Fridays, um movimento de apelo à ação para acabar com a crise climática inspirada por Greta Thunberg; e o Parlamento das Religiões Mundiais, que reúne pessoas de fé para trabalhar por um mundo mais justo, pacífico e sustentável. O primeiro Parliament of Religions foi realizado na Exposição Colombiana de Chicago em 1893 e foi a primeira reunião formal de religiosos do Oriente e do Ocidente. As doações irão apoiar o Upaya Zen Center durante estes tempos tão difíceis.

 

Saiba mais sobre as palestrantes e debatedoras:

 

ROSHI JOAN HALIFAX


Roshi Joan Halifax, PhD, é professora budista, sacerdotiza zen, antropóloga e escritora. Ela é Fundadora, Abadessa e Professora Diretora do Upaya Zen Center, um monastério budista em Santa Fe, Novo México. Ela obteve seu doutorado em antropologia médica em 1973. Lecionou sobre o tema da morte e do morrer em muitas instituições acadêmicas, incluindo a Harvard Divinity School e a Harvard Medical School, a Georgetown Medical School, a University of Virginia Medical School, a Duke University Medical School University of Connecticut Medical School, entre muitas outras. Recebeu uma bolsa da National Science Foundation em Antropologia Visual e foi pesquisadora honorária em Etnobotânica Médica na Universidade de Harvard. De 1972 a 1975, ela trabalhou com o psiquiatra Stanislav Grof, no Centro de Pesquisa Psiquiátrica de Maryland, em um trabalho pioneiro com pacientes terminais com câncer, utilizando o LSD como um complemento à psicoterapia. Depois do projeto LSD, ela continuou a trabalhar com pessoas em fase terminal e suas famílias e a ensinar profissionais de saúde, bem como leigos a cuidarem compassivamente das pessoas á beira da morte. É diretora do projeto Being with Dying (Presente no Morrer) e fundadora do projeto Upaya Prision, que desenvolve programas de meditação para prisioneiros. Nos últimos quarenta anos, ela tem atuado ativamente na questão ambiental. Estudou por uma década com o professor Zen Seung Sahn na Escola Zen Kwan Um. Ela recebeu a Transmissão da Lâmpada de Thich Nhat Hanh e recebeu o Inka de Roshi Bernie Glassman.

Professora Fundadora da Ordem Zen Peacemaker e fundadora da Ordem Budista da Montanha Prajna, seu trabalho e prática por mais de quatro décadas têm focado no budismo engajado. Seus livros incluem: The Human Encounter with Death (com Stanislav Grof); The Fruitful Darkness, A Journey Through Buddhist Practice; Simplicity in the Complex: A Buddhist Life in America; Being with Dying: Cultivating Compassion and Wisdom in the Presence of Death (Presente no Morrer: cultivando compaixão e destemor na presença da morte); e, Standing at the Edge: Finding Freedom Where Fear and Courage Meet.

Para ver ensinamentos da Roshi Joan, acesse aqui.

 

WENDY JOHNSON

Wendy Johnson é professora de meditação budista, mora na área da baía de São Francisco onde é mentora de jardinagem orgânica. Wendy pratica meditação zen há 35 anos e conduz retiros de meditação em todo o país desde 1992, como professora leiga ordenada nas tradições do professor vietnamita Thich Nhat Hanh e do San Francisco Zen Center. Wendy é uma das fundadoras do Programa Orgânico de Plantação e Jardinagem no Centro Zen Green Gulch Farm, em Marin County, onde viveu com sua família de 1975 a 2000. Ela ensina jardinagem e educação ambiental desde o início dos anos 80.

Em 2000, Wendy e seu marido, Peter Rudnick, receberam o prêmio anual de Agricultura Sustentável da Associação Nacional de Agricultura Ecológica. Desde 1995, Wendy escreve uma coluna trimestral, “On Gardening”, para a revista budista Tricycle Magazine. Ela foi homenageada em ‘The Best Science and Nature Writing 2000’, publicada por Houghton Mifflin. Wendy é mentora e consultora do programa Edible Schoolyard da Chez Panisse Foundation, projeto em que ela está envolvida desde sua criação em 1995. Seu primeiro livro é “Gardening at the Dragon’s Gate” (Jardinagem no Portal do Dragão).

 

STEPHANIE KAZA

Stephanie Kaza é uma amante de longa data de árvores, praticante de Soto Zen budista e ambientalista. É professora emérita na Escola Rubenstein de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Universidade de Vermont (UVM). Seus livros exploram questões desafiadoras sobre clima, sustentabilidade e humanidade que enfrentamos hoje.

Kaza traz uma abordagem contemplativa e pessoal para explorar a interseção entre religião e ecologia. Em suas reflexões sobre as árvores, ela investiga o que significa reabitar os lugares, viver plenamente e falar da verdade da experiência. Mais pertinente agora do que nunca, suas explorações íntimas e ponderadas demonstram a possibilidade de sanidade ecológica em nossos dias.

 

KRITEE KANKO

Sensei Kritee Kanko, PhD, é cientista climática, educadora-ativista, conduz rituais de luto e é sacerdotiza zen. Ela é Sensei na linhagem Zen Rinzai da Cold Mountain, professora fundadora da Boundless in Motion e co-fundadora do Rocky Mountain Ecodharma Retreat Center. Ela serviu como professora de Ecodharma para Earth-Love-Go (Lama Foundation), One Earth Sangha, Impermanent Sangha e Shogaku Zen Institute. Como cientista sênior no Programa Global de Clima do Fundo de Defesa Ambiental, ela ajuda a implementar uma agricultura inteligente climática em escala na Índia. Ela foi treinada como microbiologista e biogeoquímica de isótopos nas Universidades de Rutgers e Princeton.

Kritee acredita na identificação e liberação da nossa dor pessoal e ecológica e em trazer nossos dons a ações coletivas estratégicas para a cura da sociedade. Ela está comprometida em aprender e levar o Darma a adultos jovens, comunidades de permacultura, LGBTQ, negros, indígenas e outras pessoas de cor. Kritee dá palestras regularmente sobre a inseparabilidade da justiça climática e racial em fóruns nacionais e internacionais, incluindo o Conselho Mundial de Igrejas. Seus artigos e entrevistas foram publicados em Tricycle, Lion’s Roar, Buddhadharma, Tikkun e vários outros veículos budistas e de defesa do clima. Sua síntese de mitos em torno da crise climática, racismo, ética e ação está disponível neste vídeo no Youtube. Suas entrevistas e artigos podem ser acessados ​​aqui. Ela mora com o marido Imtiaz Rangala, também cientista do clima, em Boulder, Colorado.

 

DIANA LIVERMAN

Diana Liverman é Professora Regente de Geografia e Desenvolvimento e ex-co-diretora do Instituto do Meio Ambiente da Universidade do Arizona, EUA. Ela é especialista nas dimensões humanas das mudanças ambientais globais, especialmente as causas e consequências sociais das mudanças climáticas. Foi coautora do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), 8 de outubro de 2018 Relatório Especial sobre Aquecimento Global de 1,5ºC.

 

DEKILA CHUNGYALPA

Dekila nasceu no Sikkim, um pequeno estado do Himalaia na Índia, fala sikkimese, tibetano, hindi e nepalês, além de inglês. É filha de Ani Dechen Zangmo, uma monja budista tibetana e professora de meditação que faleceu em 1997. Tendo visto o impacto das barragens hidrelétricas e do desmatamento em primeira mão enquanto crescia no Sikkim, Dekila tornou-se ambientalista desde muito jovem. Ela trabalhou extensivamente na preservação do Himalaia na comunidade e no desenvolvimento de estratégias regionais de adaptação às mudanças climáticas e soluções sustentáveis ​​para a energia hidrelétrica na bacia do rio Mekong. Ela ajudou a estabelecer Khoryug em 2008, uma associação eco-monástica sob os auspícios de Sua Santidade, o 17º Karmapa, líder da escola Karma Kagyu de Budismo Tibetano, e coordena mais de 50 mosteiros e conventos no Himalaia que estão realizando reflorestamento, preparação para as mudanças climáticas, manejo de desastres e projetos de conservação de água doce.

 

JANE FONDA

Jane Fonda é atriz, ativista política e ambiental, fundadora do movimento “Fire Drill”, que nos últimos tempos decidiu usar sua imagem para protestar contra as injustiças e mudanças climáticas, e disse querer ser presa todas as sextas-feiras, durante os protestos que organizava.

 

CHRISTIANA FIGUERES

Karen Christiana Figueres Olsen é diplomata da Costa Rica com 35 anos de experiência em políticas nacionais e internacionais e negociações multilaterais. Ela foi nomeada Secretária Executiva da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) em julho de 2010, seis meses após a falha da COP15 em Copenhague. Durante os seis anos seguintes, ela trabalhou para reconstruir o processo de negociação global de mudanças climáticas com base na justiça, transparência e colaboração, levando ao Acordo de Paris de 2015, amplamente reconhecido como uma conquista histórica. Ao longo dos anos, ela trabalhou nas áreas de mudança climática, desenvolvimento sustentável, energia, uso da terra, cooperação técnica e financeira.

 

HEATHER TONEY

Eleita aos 27 anos, Heather McTeer Toney sabe o que significa ser um servidor público. Ela foi a primeira afro-americana, a primeira mulher e a mais nova a servir como prefeita de Greenville, Mississippi de 2004 a 2012. Em 2014, foi nomeada pelo Presidente Barack Obama como Administradora Regional da Região Sudeste da Agência de Proteção Ambiental (EPA). Conhecida por seu comprometimento enérgico e genuíno com as pessoas, seu trabalho fez dela uma figura nacional na área de serviço público, justiça ambiental e engajamento da comunidade. Atualmente, ela atua como Diretora Nacional de Campo da Moms Clean Air Force, uma organização de mais de 1 milhão de mães e pais comprometidos em combater as mudanças climáticas e proteger as crianças dos perigos da poluição do ar. Heather também é um oradora e escritora.

Heather atuou em vários cargos ao longo de sua carreira, incluindo uma das porta-vozes nacionais da She Should Run!, uma organização nacional que incentiva as mulheres a concorrer a cargos. Ela é especialista em justiça ambiental e climática na SheSource, uma publicação do Women’s Media Center e é conhecida por advogar e treinar diversas autoridades sobre liderança e clima em mais de 15 países, incluindo França, Portugal, Nigéria e Senegal.

A Sra. Toney é bacharel em Sociologia pelo Spelman College em Atlanta. Ela se formou em Direito pela Escola de Direito da Universidade de Tulane. Heather é membro de inúmeras organizações, é uma atleta ávida que adora triatlos. Ela é membro da Alpha Kappa Alpha Sorority, Inc. e membro ativo da Igreja Metodista Unida da Universidade de Oxford. Ela é casada com Dexter Toney e eles têm três filhos.

 

JOANNA MACY

A eco-filósofa Joanna Macy, Ph.D., é uma estudiosa do budismo, da teoria geral dos sistemas e da ecologia profunda. Voz respeitada nos movimentos pela paz, justiça e ecologia, ela entrelaça suas atividades acadêmicas com quatro décadas de ativismo. Ela criou uma estrutura teórica inovadora para mudanças pessoais e sociais, além de uma poderosa metodologia de oficina para sua aplicação.

Muitos milhares de pessoas em todo o mundo participaram dos workshops e treinamentos com Joanna Macy. Seus métodos de grupo, conhecidos como “Trabalho que Reconecta” (TQR), foram adotados e adaptados ainda mais amplamente nas salas de aula, nas igrejas e nas organizações de base. Seu trabalho ajuda as pessoas a transformar desespero e apatia, face a profundas crises sociais e ecológicas, em ação construtiva e colaborativa. Traz uma nova maneira de ver o mundo, como nosso corpo vivo mais amplo, libertando-nos das suposições e atitudes que neste momento ameaçam a continuidade da vida na Terra.

Joanna viaja por todo o mundo dando palestras, workshops e treinamentos nas Américas, Europa, Ásia e Austrália. Ela mora em Berkeley, Califórnia, perto de seus filhos e netos.

 

REBECCA SOLNIT

A escritora, historiadora e ativista Rebecca Solnit é autora de mais de vinte livros sobre feminismo, história ocidental e urbana, poder popular, mudança social e insurreição, peregrinação e caminhada, esperança e desastre. Seus livros incluem Recollections of My Nonexistence; Hope in the Dark; Men Explain Things to Me; and A Paradise Built in Hell:The Extraordinary Communities that Arise in Disaster. Produto do sistema de ensino público da Califórnia, do jardim de infância à pós-graduação, ela escreve regularmente para o The Guardian e Lithub e atua no conselho da Oil Change International.

Rebecca também trabalha no projeto Nomads do Upaya desde 2013 e foi aluna de Zenkai Blanche Hartman, uma das primeiras diretoras do San Francisco Zen Center.

 

Link original do evento.