Yin Yoga

O que é Yin Yoga?

Em seu livro “Yin Yoga – Principles and Practice“, Paul Grilley diz que nunca teve a intenção de promover o Yin Yoga como um sistema independente das práticas de Yoga (asanas). A intenção dele é de difundir o Yin Yoga como uma prática complementar às práticas Yang, seja Yoga, seja musculação, corrida, ciclismo, natação, qualquer prática de atividade que se concentre em movimentar o sangue e exercitar os músculos.

Em linhas gerais, os princípios básicos do Yin Yoga são: permanência e relaxamento e os princípios do Yang Yoga são: repetição e contração.

De modo mais completo, o Yin Yoga é de natureza passiva, prima pela permanência nas posturas, faz uso e movimenta o tecido conjuntivo (fáscia) através da tração, promovendo a flexibilidade das articulações.

O Yang Yoga tem natureza dinâmica, prima pelo recrutamento da musculatura através de sua contração, promovendo o tônus muscular.

De acordo com Bernie Clark, no Yin Yoga, existem 3 Tattvas (verdades):

  • Chegar na profundidade da postura que for adequada para você
    (damos a chance do nosso corpo abrir-se, aprofundar-se na postura)
  • Permanecer em quietude
    (nós esperamos sem esforço. Não há nada a ser feito nesse momento, nada que precise de nós nesse momento)
  • Permanecer pelo tempo necessário.

Para você que pensa “O Yin Yoga não é pra mim”, encorajo você a testar como a prática se processa no seu corpo e, claro, depois me contar como foi!

Acesse a playlist de práticas guiadas clicando aqui