“O Treinamento da Mente em Sete Pontos” de Atiśa

Foto de Diogo Rolo – Bodhgaya 2015

Dentro do riquíssimo conjunto de ensinamentos sobre “treinamento da mente” no budismo tibetano (conhecido em tibetano como “Lojong”), o mais amplamente ensinado e praticado é o “Treinamento da Mente em Sete Pontos”, composto cerca de um milênio atrás pelo renomado erudito budista indiano e contemplativo Atiśa. O tema essencial deste treinamento é aprender a transmutar todas as alegrias e tristezas da vida e da morte no caminho espiritual de liberação e despertar. Esse é um tipo de alquimia espiritual em que se transforma tudo o que a vida nos traz – mesmo aquilo que parece altamente tóxico – em alimento para o nosso crescimento e amadurecimento espiritual. Durante este retiro, Alan Wallace oferecerá comentários e meditações guiadas sobre esses ensinamentos tradicionais, incorporados em uma cosmovisão budista, incluindo a compreensão do renascimento, do carma e do ideal do bodisatva de aspirar ao Despertar Perfeito em benefício de todos os seres sencientes. Além disso, ele aprofundará os ensinamentos de Atiśa sobre a bodicita absoluta – a realização da vacuidade – oferecendo um comentário oral sobre as traduções de textos muito importantes de Atisha sobre esse tema: “A Guide to the Two Realities” (Um Guia para as Duas Realidades) e “Pith Instructions on the Middle Way” (Instruções Essenciais no Caminho do Meio). O retiro será composto por ensinamentos, meditações guiadas e períodos de discussão.

Programação:
(horário de Brasília)
13h -15h – Ensinamentos e práticas
17:00 – 19:00 – Ensinamentos e práticas
20:00 – 21:00 – Perguntas e respostas / discussão

O retiro será transmitido ao vivo via zoom, com tradução simultânea para o português, e as gravações continuarão disponíveis para os inscritos.

Inscrição: USD$ 350
O pagamento do valor integral deve ser realizado pelo Paypal, por meio deste link

Depois de realizado o pagamento, inscreva-se neste link para receber informações sobre a participação no retiro em português.

email para contato: alanwallacebrasil@gmail.com