Luto, um Caminho para a Plenitude

Durante o COVID-19, o luto se tornou parte da vida de todos de alguma forma. Se você está sofrendo a perda de um ente querido ou simplesmente a perda da vida ativa que costumava levar, entender como reconhecer, processar e prosperar através da perda pode ser importante para o seu bem-estar e o bem-estar da sua comunidade.

Ao longo do caminho rumo à plenitude da vida, somos inevitavelmente chamados a enfrentar o sofrimento.

Nenhum de nós está livre de perdas. Podemos pensar no luto como a resposta insuportável a um evento em particular, geralmente a morte de alguém que amamos. No entanto, nestes tempos difíceis, somos confrontados com um sofrimento coletivo que nos faz tocar o poço de sofrimento que sempre carregamos. A dor comum e cotidiana que habita nossas vidas. A perda de sonhos, da autonomia, da identidade, da casa, da segurança financeira e tantas outras coisas. Às vezes, nossa dor se refere ao que tivemos e perdemos … e às vezes, ao que nunca tivemos.

Neste seminário on-line, exploraremos a forma como lidamos culturalmente com a dor e a importância de acolher toda a constelação de respostas à perda no processo de cura, desde o entorpecimento às manifestações extravagantes e apaixonadas. Enfatizaremos o poder curador da presença humana, o papel do ritual e exploraremos como as ferramentas da atenção plena e da escuta generosa nos permitem estar compassivamente presentes com nós mesmos e com os outros enquanto sofremos nossas perdas. Juntos, veremos como a dor da perda pode ser acolhida e gradualmente liberada. Nesse processo, somos transformados no processo, à medida que passamos da experiência da fragmentação à plenitude.

Esta sessão acontecerá no dia 13 de julho, das 14h00 às 15h00, horário de Brasília, e será conduzida por Frank Ostaseski. Teremos uma curta meditação, uma palestra de Frank e um tempo para as pessoas fazerem perguntas e/ou compartilharem suas experiências.

A sessão será traduzida para o português e para o espanhol, simultaneamente.

Você se inscrever gratuitamente por meio deste link ⇒

O Upaya só existe graças à generosidade extraordinária de pessoas como você. Faça sua doação neste link

 

 

Saiba mais sobre Frank Ostaseski

FRANK OSTASESKI é pioneiro em cuidados no final de vida. Em 1987, ele co-fundou o Zen Hospice Project, o primeiro hospice budista na América. Dirigiu esse trabalho inovador por quase 20 anos, estabelecendo um modelo para o cuidado consciente e compassivo. Em 2005, ele fundou o Metta Institute treinando inúmeros médicos e cuidadores na área da saúde e construindo uma rede nacional de educadores, advogados e guias para aqueles que enfrentam doenças que ameaçam a vida.

Frank dedicou sua vida ao serviço. Tem feito a fusão de isight espiritual e ação social prática, que se manifesta cuidando dos sem-teto, trabalhando na linha de frente da epidemia de Aids, fazendo lobby no congresso, ensinando meditação e, o mais assustador, criando quatro adolescentes ao mesmo tempo.

Ele destilou lições duramente conquistadas de sua própria jornada de vida e sintetizou 30 anos de estar presente no momento de morte em sua marca pessoal de sabedoria. Ele inspira e envolve diversas audiências, de alunos da Harvard Medical School a médicos da Mayo Clinic e buscadores da Wisdom 2.0. Seu trabalho foi destacado no The Oprah Winfrey Show, apresentado por Bill Moyers em sua série de televisão PBS On Our Own Terms e homenageado por Sua Santidade o Dalai Lama.

Ele é o autor do livro The Five Invitations: Discovering What Death Can Teach Us About Living Fully.

Para saber mais, acesse www.mettainstitute.org